• Metalúrgica Furhmeister Ltda.
chaminé

Quando devo realizar a limpeza da chaminé?

A limpeza e manutenção da chaminé precisa ser efetuada pelo menos uma vez ao ano para garantir a segurança do seu patrimônio. A sujeira que acumula na parede interna é altamente inflamável e, pode causar até mesmo incêndios, por isso é tão importante realizar a higienização periódica.

Se a fumaça produzida pela queima não estiver sendo escoada corretamente as lareiras, churrasqueiras e fornos nunca atingirão sua performance máxima.

De importância fundamental para a segurança da casa, a limpeza deve ser feita por um profissional especializado e se você não sabe como é feito este serviço, leia este artigo e veja como é feito esse procedimento.

Planejando a Limpeza da Chaminé

Para te auxiliar coletamos algumas dicas no blog Faz Fácil. No artigo o autor explica que as chaminés devem passar por uma limpeza completa duas vezes ao ano – antes e depois da temporada de maior uso da lareira.

Na dúvida, realize a manutenção na primavera e no outono. Para ter certeza de que é a hora certa de proceder com a higienização, revise o interior da chaminé com a ajuda de uma lanterna. Dependendo de onde você mora, poderá encontrar ninhos de pássaros, abrigos de esquilos ou casas de insetos. Se for o caso, retire-os de lá antes de começar a limpeza.

Antes de prosseguir precisamos esclarecer o que é creosoto, trata-se de um tipo de fuligem formado pela queima da madeira que pode gerar incêndios.

Primeiros passos

A primeira coisa a ser feita á a raspagem  do creosoto alojado nas laterais da chaminé. Caso apresente mais de 0,3 cm de espessura, a limpeza precisa ser feita urgentemente. Feito isso é realizada a medição da tubulação da chaminé, já que será necessário providenciar ferramentas de limpeza do tamanho correto. Para fazer isso é introduzido um fio de arame a partir do fundo da lareira e, em seguida, ele será empurrando até chegar no telhado.

Equipamentos e Preparação para Limpeza da Chaminé

Os equipamentos necessários para higienizar a chaminés são encontrados em lojas especializadas em limpeza ou material de construção. São eles:

  1. Canos de extensão que ajudarão a limpar toda a extensão da tubulação;
  2. Escova de chaminé de plástico ou arame;
  3. Escova menor com cerdas duras;
  4. Lona plastica encerada;
  5. Máscara contra pó;
  6. Luvas de borracha;
  7. Óculos protetor;
  8. Escada alta;
  9. Espanador;
  10. Vassoura.

Limpando a Chaminé

  1. O primeiro passo será localizar na tubulação o abafador. Em seguida, retire-o e reserve-o sobre um pano. Isso facilitará a limpeza da tubulação;
  2. Introduza a escova de chaminé na base da lareira ou churrasqueira até o final. Esfregue. Atenção! O importante é que os movimentos não sejam muito intensos, para que não lance a fuligem muito longe;
  3. Se o funcionário se sentir totalmente seguro, e o seu telhado estiver em ótimas condições, ele também poderá subir sobre o telhado munido do material necessário e limpar a chaminé de cima para baixo. Atenção! No entanto a limpeza só é feita desta forma se ele estiver munido de todos os equipamentos de segurança necessários;
  4. Se preferir o método do telhado, limpe o fundo da chaminé (por meio da lareira, churrasqueira ou forno) por último;
  5. Aguarde uma hora após o fim do trabalho para remover a poeira do ambiente ou retirar a lona da boca da lareira, churrasqueira e forno;
  6. Retire o pó restante com aspirador e em seguida passe um pano úmido pelo chão e superfícies.

A LF pode realizar esse serviço por você!

Viu só, limpar a chaminé dá um trabalho e tanto, então que tal entrar em contato conosco e, descubra o nosso serviço de Limpeza de Chaminé. Para mais informações ligue para (51) 3536-1701 ou mande um email para comercial@lflareiras.com.br e conheça nosso serviço de limpeza de chaminé. Além da limpeza, conferimos outros itens da sua lareira, certificando que o seu equipamento está seguro e em condições de uso.

Posts Relacionados

Comentários